Beneficiários do Estado podem simular valores de contribuição previdenciária totalmente on-line
O Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (COPREV) atualizou, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a calculadora, no formato de Simulador, onde os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais (RPPS) podem calcular, agora de forma totalmente on-line, suas alíquotas de contribuição de acordo com a emenda Constitucional Estadual 104/2020 e a Lei Complementar Estadual 156/2020.
Para utilizar a ferramenta, o beneficiário não precisa mais baixar nenhum arquivo. Ele deverá acessar o endereço https://rpps.fazenda.mg.gov.br/rpps/, informar o valor de remuneração tributável e o tipo de beneficiário (servidor ativo, inativo, pensionista e ou que possua doença incapacitante). A calculadora, então, apresentará o valor e a faixa de contribuição previdenciária segundo as novas regras de Previdência.
A ferramenta apresenta duas versões, possibilitando ao beneficiário fazer a simulação por remuneração ou por contribuição.
Utilizando a calculadora on-line, é possível verificar em qual faixa de contribuição o valor descontado no contracheque do beneficiário está inserido. Para isso, ele deve selecionar a simulação por contribuição e inserir o valor de contribuição descontado, além de selecionar o tipo de beneficiário.