Secretaria de Fazenda define Plano de Gestão de Riscos
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) concluiu o seu Plano de Gestão de Riscos. O documento, entregue na última quinta-feira (8/7), servirá de base para a implementação do gerenciamento de riscos pelos Núcleos de Gestão de Riscos. Ele define a estrutura necessária para o gerenciamento de riscos; os meios para sua integração ao planejamento estratégico, aos processos e às políticas da organização; a periodicidade das atividades de identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos; a metodologia e as ferramentas de apoio a serem utilizadas.
O Plano foi elaborado pelos cinco Núcleos de Gestão de Riscos (Superintendência de Tecnologia da Informação; Subsecretaria do Tesouro Estadual; Subsecretaria da Receita Estadual; Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças; e Gabinete/SEF) instituídos em 18 de maio de 2021, por Ordem de Serviço. Caberá aos mesmos núcleos, até novembro deste ano, apresentar os Planos de Gerenciamento de Riscos das respectivas unidades.
"Serão os planos de gerenciamento que apresentarão os procedimentos e as atividades para identificar, analisar, avaliar e tratar os riscos dos processos de negócios da SEF, sempre alinhados ao planejamento estratégico da casa. Vale ressaltar que a Fazenda já possui excelência nos seus processos, mas é uma tendência mundial, nos setores público e privado, a adoção das melhores práticas de prevenção e tratamento dos riscos", afirma o secretário adjunto de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
"Na prática, as unidades, por intermédio dos Núcleos de Gestão de Riscos, deverão seguir as ações descritas por meio de um processo que elenca os riscos que precisam ser considerados. As informações obtidas serão submetidas ao Comitê de Integridade, Riscos e Controles Internos (CIRC) da SEF", explica o servidor Anderson Félix, que coordena os trabalhos.
Saiba mais
Riscos
- São situações que podem afetar negativamente os negócios de uma organização.
Gestão de riscos
- Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos.
Gerenciamento de riscos
- Processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações e fornecer segurança razoável no alcance dos objetivos organizacionais.
Metas do gerenciamento de riscos
- Aumentar a probabilidade de atingimento dos objetivos da SEF/MG.
- Fomentar uma gestão proativa.
- Melhorar a prestação de contas à sociedade.
- Melhorar a governança.
- Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento.
- Melhorar o controle interno da gestão.
- Melhorar a eficácia e a eficiência operacionais.
- Melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes.
- Melhorar a aprendizagem organizacional.
- Aumentar a capacidade da organização de se adaptar a mudanças.
- Mapear e monitorar os riscos com capacidade de causar impactos operacionais, financeiros, legais e à imagem da SEF/MG.
- Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças ao atingimento dos objetivos da SEF/MG.
- Desenvolver, disseminar e implementar metodologia de gerenciamento de riscos institucionais, de forma a promover a alocação e utilização eficaz dos recursos disponíveis.
Política de Gestão de Riscos
- A Secretaria de Fazenda possui sua Política de Gestão de Riscos, publicada pela Resolução 5.385, de 20/8/2020.